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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sugestão para trabalhar com ditado

*      Ditado oral pelo professor: palavras, frases ou textos
*      Ditado mudo
*      Ditado oral pelas crianças para outras crianças (Exemplo: dividir a turma em grupos; cada grupo dita as palavras escolhidas, para que as outras equipes discutam sobre como escrever as palavras ditadas. Nos grupos, elas comparam escritas diversas, justificam suas escolhas. No final, o professor pode discutir cada palavra).
*      Ditado oral em que o professor dita uma palavra (gato) e depois dita outra palavra parecida com ela para escrita no quadro (Exemplo: uma dupla vai ao quadro e escreve a palavra. Depois, ele sugere que, trocando uma letra da palavra, a dupla escreva uma outra palavra (rato, por exemplo). A dupla faz a substituição e ele chama uma nova dupla para um novo par de palavras. O importante na situação é que o professor chame a atenção das crianças para as semelhanças e diferenças entre as palavras).
*      Ditado em que as crianças ditam as palavras para o professor e esse problematiza coletivamente como a palavra vai ser escrita.
*      Ditado de textos, em que os alunos comparam os modos como cada um escreveu o texto, com foco em ortografia, concordância ou pontuação.
*      Ditado de lacunas: o aluno recebe um texto com algumas lacunas. O professor vai lendo o texto e os alunos, ao ouvirem o que deve preencher as lacunas, escrevem para reflexão posterior.

Ditado divertido:
*      Escreva palavras em forma de círculo (na quadra ou em fichas na sala de aula) e coloque algumas palavras erradas. O número de palavras escritas deverá ser maior que o número de alunos;
*      Coloque as crianças dentro do círculo e de a ordem: CADA MACACO NA SUA PALAVRA
*      Cada criança deverá correr para uma palavra;
*      A criança deverá ler a palavra e a professora discute se está certa ou errada; em caso de palavra errada o aluno deverá dizer como é a grafia correta;
*      Pode-se fazer mais de uma rodada da brincadeira;
*      E para finalizar o ditado: pedir que contem quantas letras tem a palavra... quantas vogais... quantas consoantes... dizer mais duas palavras que comece com a letra inicial de sua palavra...separar as sílabas oralmente... dizer a quantidade de sílabas;
*      No 3º e 4º anos pode-se palavras como  substantivos, adjetivos, verbos... ou um conteúdo gramatical que o professor queira fixar e no final do ditado discutir, por exemplo, quais palavras são nomes próprios ou comuns; dar uma qualidade ao seu substantivo; ou associar o adjetivo(qualidade) a um substantivo; em caso dos verbos fazer a mímica da ação que o seu verbo representa...

Ditado passa e repassa:
*   Separar a turma em dois grupos;
*   Colocar sobre uma mesa, no centro da sala, palavras cortadas em sílabas;
*   O professor diz uma palavra e o aluno do grupo 1 vai na mesa e pega as sílabas que formam a palavra (se quiser pode estipular tempo) e mostra para os colegas se acertou o grupo ganha 1 ponto, se errou passa a mesma palavra para um aluno do outro grupo formar e assim sucessivamente até todos os alunos terem formado pelo menos uma palavra.

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