Justificativa: Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.
“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)
“Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)
Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.
Objetivos
1 Objetivos de ensino
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
- Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
2 Objetivos de aprendizagem
· Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
· Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
- Interessar-se por leitura de histórias;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
- Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
- Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
- Desenvolver a percepção visual e auditiva;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla;
- Promover a integração família e escola;
- Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
- Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
· Integração, socialização
· Comunicação
· Afetividade (vínculo)
· Auto-estima
· Autonomia
2 Música
- Canções variadas
3 Movimento
- Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar
4 Artes Visuais
- Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc.
- Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.
5 Linguagem oral e escrita
- Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos.
- Narração de histórias;
- Estimulação da fala, sons e balbucios.
6. Natureza e sociedade
- Conhecimento do corpo.
- Manuseio de sucatas.
7. Matemática
- Conhecer e explorar as formas geométricas.
Procedimentos/ Atividades
- Histórias narradas.
- Teatros de fantoches e dedoches.
- Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
- CD de músicas de vários ritmos.
- DVD musical.
- Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
- Brinquedoteca e sala de leitura;
- Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
- Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
- Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
- Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
- Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
- Culinárias.
- Piquenique.
- Brincar com fantasias.
Cronograma de Atividades
Planilha I – Atividades semanais:
Avaliação
Avaliação do aluno:
Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório avaliativo do semestre.
0 comentários:
Postar um comentário