Com o início da retirada das fraldas, vêm muitas dúvidas e preocupações por parte de pais e educadoras, para amenizar as angústias e as inseguranças elaboramos este projeto, com o objetivo maior de proporcionar um ambiente seguro, tranquilo, agradável e acolhedor para os alunos, desenvolvendo atividades lúdicas que auxiliem no processo de aprendizado sobre o uso do penico e o controle dos esfíncteres. O mais importante é que esse aprendizado seja feito de maneira gradual, sem pressa e com a parceria das famílias.
Para que haja a parceria das famílias realizaremos uma reunião de pais, para que sejam feitas as combinações necessárias e tirar algumas dúvidas.
“O desfralde é uma etapa do crescimento tão importante quanto engatinhar, andar, falar. É importante que a criança sinta-se bem confortável.”. (Gênios de fraldas, 2003).
Sabemos que durante esse período de aprendizado sobre a retirada das fraldas, teremos que nos dedicar exclusivamente a essa tarefa e que tomará grande parte do nosso tempo em sala de aula, com isso teremos um pouco de dificuldade em realizar outras atividades, portanto nesse período será dedicado a esse aprendizado.
Objetivos:
1. De Ensino
Proporcionar aos alunos atividades lúdicas e prazerosas de aprendizagem relacionadas ao uso do penico e controle dos esfíncteres, para que sintam segurança e tranqüilidade no abandono das fraldas;
Proporcionar aos alunos atividades lúdicas e prazerosas de aprendizagem relacionadas ao uso do penico e controle dos esfíncteres, para que sintam segurança e tranqüilidade no abandono das fraldas;
Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral.
Proporcionar a familiarização com elementos espaciais, cores e números, através de histórias, contos, músicas, jogos e brincadeiras.
Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
2 De Aprendizagem
Iniciar o treino da retirada de fraldas com alunos maiores de 2 anos de idade;
Desenvolver a autonomia na higiene pessoal, com a alimentação, com o uso do penico e na escolha dos brinquedos e brincadeiras;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
Incentivar o cuidado e a higiene com o corpo;
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
Conteúdos:
1 Sócio afetivo:
Integração, socialização;
Comunicação;
Afetividade;
Auto-estima;
Segurança, tranquilidade.
2 Movimento:
Brincadeiras com o corpo (saltar, correr, pular, etc);
Brincadeiras em grupo.
3 Música:
Músicas cantadas.
Músicas cantadas.
4 Artes Visuais:
Manipulação de diferentes materiais.
5 Linguagem Oral e Escrita:
Narração de diferentes histórias;
Utilização de fantoches;
Conversas e estimulação da fala.
6 Natureza e Sociedade:
Cuidado com o corpo, higiene;
Exploração dos ambientes da escola.
7 Matemática
Cores;
Formas.
Procedimentos/atividades:
Músicas cantadas;
Músicas cantadas;
CD de músicas. (Música: O funk do xixi)
DVD: A Galinha Pintadinha 2.
Histórias;
Teatro de fantoches;
Manuseio de livros e revistas;
Massinha de modelar;
Desenho livre;
Jogos de encaixe;
Brincadeiras variadas;
Apresentação das cores;
Apresentação das formas;
Imitar os animais;
Conhecimento do penico;
Brincadeiras com o penico;
Brinquedo livre;
Vivências livres e dirigidas no pátio e saguão;
Brincadeiras de roda cantada.
0 comentários:
Postar um comentário