Objetivos de ensino
© Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o hábito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;
© Compreender os desejos e necessidades das crianças, propiciando um ambiente tranqüilo e aconchegante;
© Propiciar canções musicais variadas;
© Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora;
© Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Objetivos de aprendizagem
© Interessar-se por leitura de histórias;
© Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
© Desenvolver a linguagem oral;
© Explorar o esquema corporal;
© Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
© Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
© Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
© Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
© Participar de atividades que integrem músicas e histórias;
© Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta;
© Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
© Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
© Desenvolver a percepção visual e auditiva;
© Desenvolver a motricidade fina e ampla;
© Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
© Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;
© Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
© Participar de atividades de contato com a natureza.
Procedimentos/ Atividades
Histórias narradas.
Teatros de fantoches e dedoches.
Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
Livros de pano, papel e borracha.
Brincadeiras de roda cantada.
Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
CD de músicas de vários ritmos.
DVD musical.
Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.
Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
Contato com a natureza e seus elementos.
Explorar o tapete das formas geométricas .
Culinárias.
Piquenique.
Brincar com fantasias.
0 comentários:
Postar um comentário